Quem sofre com dores nas costas sabe o quanto isso prejudica o rendimento no dia a dia. Por isso, além do tratamento médico, o alongamento para a coluna também é indicado, afinal, proporciona inúmeros benefícios à saúde.

Para fazê-lo, basta reservar alguns minutos diários para realizar alguns movimentos que ajudam a aliviar os constantes incômodos gerados pela tensão muscular, má postura e, em alguns casos, pelo sedentarismo. Reunimos algumas informações para que você entenda a importância e os benefícios do alongamento para a coluna. Acompanhe!

Veja por que o alongamento faz bem à saúde

As pessoas que trabalham muito tempo na mesma posição, ou carregam muito peso tendem a sentir fortes dores nas costas no final do dia. Os maus hábitos posturais, quando não tratados, podem causar dores crônicas, além de deformações definitivas na coluna vertebral.

Para todos esses casos, o alongamento é essencial. Trata-se de exercícios físicos que têm o objetivo de preservar e aperfeiçoar a flexibilidade muscular. Praticar o alongamento diariamente favorece o estiramento das fibras musculares.

Todo esse processo acontece por conta da temperatura dos músculos. Ou seja, quanto mais você alonga determinada parte do corpo, maior é o fluxo de articulação e, consequentemente, melhor é a sua flexibilidade.

Saiba como alongar a coluna

Cabe ressaltar que para que o alongamento surta efeito, ele precisa ser feito constantemente, de preferência todos os dias. Ao contrário do que muitos pensam, os movimentos feitos durante a prática não são dolorosos, por isso, é preciso fazê-los de forma correta, relaxada e com calma. Veja a seguir 3 alongamentos que você pode fazer para a sua coluna.

1. Alongamento borboleta

Para realizá-lo, sente-se no chão com as pernas esticadas à sua frente. Dobre o joelho direito e, depois, dobre o esquerdo, simulando asas de borboleta. Incline-se para frente devagar, de modo a encostar o peito nos pés, alongando a região lombar.

2. Alongamento da coluna

Deite-se no chão com a barriga para cima e as pernas esticadas. Depois, dobre a perna direita até o joelho, passando por cima do lado esquerdo do corpo, levando o joelho direito em direção ao chão por, pelo menos, 20 segundos.

Em seguida, troque de lado e repita o mesmo processo com a outra perna. Lembre-se de respirar fundo e lentamente enquanto realiza os movimentos.

3. Alongamento para as costas

Para realizar este alongamento é preciso usar algum móvel como base, ele deve ser parecido com as barras de alongar das academias. O primeiro passo é se posicionar em frente ao móvel e esticar os braços. Caso seja necessário, dobre levemente os joelhos, para deixar as costas bem retas.

Conheça os benefícios do alongamento para a coluna

Ao incorporar o alongamento em sua rotina diária você notará uma grande melhora no funcionamento do corpo e da mente. Conheça os principais benefícios!

1. Previne lesões

Com a prática regular, o alongamento faz com que os músculos suportem melhor as tensões diárias. Assim, previne as lesões musculares, principalmente para quem faz exercícios físicos regularmente.

2. Reduz tensões musculares

Alongar-se antes do treino ou de qualquer atividade, alivia as dores nos músculos, já que eles ficam mais flexíveis. A dica é beber muita água antes, durante e depois do alongamento.

3. Melhora a qualidade do sono

O estresse do dia a dia faz com que os músculos fiquem contraídos, favorecendo a tensão. Ao fazer o alongamento, os músculos e a mente relaxam, permitindo que o sono seja mais tranquilo e confortável.

4. Aumenta a energia

Quando estamos cansados, os músculos ficam contraídos, fazendo com que fiquemos lentos. O alongamento deixa a mente em alerta, o que ajuda no aumento de energia ao longo do dia.

O alongamento para a coluna pode ser feito por qualquer pessoa que queira mais qualidade de vida e bem-estar nas atividades realizadas no dia a dia. A prática regular faz bem para o corpo e para a mente, por isso é indicada por médicos e especialistas!

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em seu e-mail!