Você se sente cansado e dolorido após a realização de uma atividade física? Não se preocupe. O surgimento de dores pós-treino é muito comum após a realização de esforço físico. O desconforto pode durar alguns dias. Para aliviar o incômodo, existem técnicas eficientes com o objetivo de relaxar o corpo, como a massagem pós treino.

Neste artigo veremos cinco tipos de massagem pós treino e os  benefícios que elas proporcionam. Acompanhe!

A massagem pós treino

A massagem é uma ótima forma de diminuir as dores musculares e não tem contra indicação pois utiliza métodos não invasivos. Pode ser feita por todas as pessoas, independentemente da idade. Além disso, alivia a tensão provocada pelo esforço e proporciona sensação de relaxamento.

Tipos de massagem pós treino

massagem é um conjunto de técnicas de relaxamento com métodos próprios e indicada para determinados problemas específicos. Vejamos cinco delas.

1.Massagem terapêutica

Essa massagem é indicada como uma forma de medicina alternativa para tratamentos contra a dor crônica e outros problemas relacionados. A sua principal metodologia consiste em técnicas manuais com o objetivo de estimular o relaxamento do corpo como um todo e regular o funcionamento do sistema neurológico muscular.
A técnica consiste em pressionar os dedos das mãos em regiões específicas do corpo com o fim de retirar nódulos de tensão acumulados. O movimento de deslize que acompanha esse procedimento provoca o relaxamento muscular.

2. Massagem relaxante

A massagem relaxante é uma técnica suave que tem o objetivo de equilibrar o corpo. É muito indicada para aliviar o estresse e para quem busca reduzir a tensão muscular.

Sua metodologia consiste em promover movimentos leves de deslizamento sobre o corpo, geralmente com a ajuda de óleos aromáticos, associados à aromaterapia, para provocar o relaxamento.

3.Reflexologia

A reflexologia busca provocar estímulos em determinadas regiões dos pés e das mãos, que correspondem a partes específicas do corpo. Por meio desse método, é feita uma pressão em pontos na região plantar e nas mãos, que refletem nos órgãos internos, estimulando assim zonas reflexivas localizadas nessas áreas.

Assim como as demais, a reflexologia é uma massagem indicada para aliviar tensões e ativar a circulação sanguínea.

4.Massagem desportiva

A massagem desportiva é usada para promover a reconstrução do sistema muscular, principalmente em atletas ou para pessoas que praticam atividades físicas. Ela visa prevenir lesões e câimbras e reduzir a tensão provocada pelo esforço físico. Também pode ser feita antes da atividade física.
Sua metodologia consiste em movimentos rápidos e vigorosos com o objetivo de estimular a circulação do sangue pela musculatura, estimulando assim, a recuperação do tecido muscular, principalmente na região das pernas.

5.Shiatsu

A palavra shiatsu significa “pressão no dedo”. Como o próprio nome já sugere, é um tipo de massagem bastante conhecida.  É uma técnica feita com as mãos e dedos e consiste em realizar uma pressão sistêmica na ponta dos dedos sobre regiões específicas.  Tem como base provocar o bem-estar por meio de estímulos sobre pontos vitais do corpo humano.

É recomendada por médicos como um tratamento paliativo para curar a depressão e a ansiedade, dentre outros problemas psicossomáticos.

Benefícios da massagem no pós-treino

A massagem feita após o treino traz inúmeros benefícios, dentre os quais:

  • diminuição a probabilidade de lesões;

  • alívio da dor muscular;

  • melhora da amplitude de movimentos e maior flexibilidade;

  • aumenta a resistência;

  • efeito calmante;

  • ajuda a eliminar toxinas e gordura armazenadas nos músculos;

  • reduz os riscos de câimbras musculares;

  • aumenta o fluxo sanguíneo.

Para concluir, é preciso ressaltar que a massagem consiste em técnicas especiais que promovem inúmeros benefícios tanto no aspecto físico, quanto no mental. Ela pode ser realizada por um profissional  capacitado  ou você mesmo pode tentar realizar o procedimento de auto massagem na sua casa. Experimente a massagem pós treino! Você vai adorar os resultados!

Ficou curioso sobre o assunto? Saiba mais sobre os tipos de aparelhos de massagem e como eles poderão te auxiliar!