Você se sente cansado e dolorido após a realização de uma atividade física? Não se preocupe. O surgimento de dores pós-treino é muito comum após a realização de esforço físico. O desconforto pode durar alguns dias. Para aliviar o incômodo, existem técnicas eficientes com o objetivo de relaxar o corpo, como a massagem pós treino.
Neste artigo veremos cinco tipos de massagem pós treino e os benefícios que elas proporcionam. Acompanhe!
A massagem pós treino
A massagem é uma ótima forma de diminuir as dores musculares e não tem contra indicação pois utiliza métodos não invasivos. Pode ser feita por todas as pessoas, independentemente da idade. Além disso, alivia a tensão provocada pelo esforço e proporciona sensação de relaxamento.
Tipos de massagem pós treino
A massagem é um conjunto de técnicas de relaxamento com métodos próprios e indicada para determinados problemas específicos. Vejamos cinco delas.
1.Massagem terapêutica
Essa massagem é indicada como uma forma de medicina alternativa para tratamentos contra a dor crônica e outros problemas relacionados. A sua principal metodologia consiste em técnicas manuais com o objetivo de estimular o relaxamento do corpo como um todo e regular o funcionamento do sistema neurológico muscular.
A técnica consiste em pressionar os dedos das mãos em regiões específicas do corpo com o fim de retirar nódulos de tensão acumulados. O movimento de deslize que acompanha esse procedimento provoca o relaxamento muscular.
2. Massagem relaxante
A massagem relaxante é uma técnica suave que tem o objetivo de equilibrar o corpo. É muito indicada para aliviar o estresse e para quem busca reduzir a tensão muscular.
Sua metodologia consiste em promover movimentos leves de deslizamento sobre o corpo, geralmente com a ajuda de óleos aromáticos, associados à aromaterapia, para provocar o relaxamento.
3.Reflexologia
A reflexologia busca provocar estímulos em determinadas regiões dos pés e das mãos, que correspondem a partes específicas do corpo. Por meio desse método, é feita uma pressão em pontos na região plantar e nas mãos, que refletem nos órgãos internos, estimulando assim zonas reflexivas localizadas nessas áreas.
Assim como as demais, a reflexologia é uma massagem indicada para aliviar tensões e ativar a circulação sanguínea.
4.Massagem desportiva
A massagem desportiva é usada para promover a reconstrução do sistema muscular, principalmente em atletas ou para pessoas que praticam atividades físicas. Ela visa prevenir lesões e câimbras e reduzir a tensão provocada pelo esforço físico. Também pode ser feita antes da atividade física.
Sua metodologia consiste em movimentos rápidos e vigorosos com o objetivo de estimular a circulação do sangue pela musculatura, estimulando assim, a recuperação do tecido muscular, principalmente na região das pernas.
5.Shiatsu
A palavra shiatsu significa “pressão no dedo”. Como o próprio nome já sugere, é um tipo de massagem bastante conhecida. É uma técnica feita com as mãos e dedos e consiste em realizar uma pressão sistêmica na ponta dos dedos sobre regiões específicas. Tem como base provocar o bem-estar por meio de estímulos sobre pontos vitais do corpo humano.
É recomendada por médicos como um tratamento paliativo para curar a depressão e a ansiedade, dentre outros problemas psicossomáticos.
Benefícios da massagem no pós-treino
A massagem feita após o treino traz inúmeros benefícios, dentre os quais:
-
diminuição a probabilidade de lesões;
-
alívio da dor muscular;
-
melhora da amplitude de movimentos e maior flexibilidade;
-
aumenta a resistência;
-
efeito calmante;
-
ajuda a eliminar toxinas e gordura armazenadas nos músculos;
-
reduz os riscos de câimbras musculares;
-
aumenta o fluxo sanguíneo.
Para concluir, é preciso ressaltar que a massagem consiste em técnicas especiais que promovem inúmeros benefícios tanto no aspecto físico, quanto no mental. Ela pode ser realizada por um profissional capacitado ou você mesmo pode tentar realizar o procedimento de auto massagem na sua casa. Experimente a massagem pós treino! Você vai adorar os resultados!
Ficou curioso sobre o assunto? Saiba mais sobre os tipos de aparelhos de massagem e como eles poderão te auxiliar!