O pescoço é uma das regiões do corpo com maior quantidade de músculos, composta de, pelo menos, 16 deles. Devido a essa quantidade muscular, é uma área susceptível à tensão, sendo que um dos principais músculos envolvidos no torcicolo está localizado na lateral do pescoço, junto à jugular.

Apesar disso, essa é uma tensão que não envolve apenas a esfera muscular, mas pode estar relacionada a outros fatores ou estruturas orgânicas. Um dos fatores é o ritmo de vida da atualidade, que ocasiona o aumento do estresse cotidiano. Por isso, esse é um problema que acomete cada vez mais pessoas.

Neste post, trazemos as principais causas, os sintomas, além de 4 dicas de como tratar torcicolo. Boa leitura!

O que é torcicolo

Esse problema é uma contorção inflexível causada pela contração do músculo esternocleidomastoideo direito ou esquerdo, ocasionando dificuldade de movimentação. Pode afetar pessoas em qualquer idade e só ocorre no músculo do pescoço.

É comum sentir o torcicolo logo pela manhã por causa da má posição ao dormir, após exercícios físicos feitos indevidamente ou ainda depois de um acidente.

Sintomas de torcicolo

Os sinais abrangem, especialmente, dor e rigidez no pescoço, tensão e limitação dos movimentos. Além disso, podem aparecer outros sintomas, como:

  • dor de cabeça;

  • ascensão do ombro do lado da torção;

  • inchaço na área;

  • tensão e inflexibilidade do pescoço.

Ressalta-se que nem todas as pessoas apresentarão todos os sinais, mas a maior parte deles. Os sintomas de torcicolo costumam durar no máximo uma semana, então, caso se ultrapasse esse período, é aconselhável procurar orientação médica.

Causas de torcicolo

As causas de torcicolo podem estar associadas aos músculos do pescoço quando ocasionada por alteração fisiológica no nascimento, uma condição conhecida como torcicolo congênito.

Mas o mais comum é que seja causado por má postura, contusões, estresse e fadiga muscular, podendo ainda se relacionar a outras estruturas orgânicas, como sistema nervoso, labirinto, pele, entre outros.

Como tratar torcicolo

Com a identificação das possíveis causas, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar a dor provocada pela rigidez muscular no pescoço, além dos outros sintomas descritos. Confira algumas delas:

1. Colocar compressa de água quente ou fria no pescoço

Se a dor for causada por lesão, deve-se fazer compressa com água gelada para redução da inflamação e facilitar a cicatrização. No entanto, se o torcicolo for causado por contração muscular, é necessário fazer compressa com água quente.

2. Fazer massagem no local

Massagear o local ajuda relaxar o músculo e diminuir a rigidez, porém, deve-se atentar em fazer uma massagem leve, que alivie a dor e não a acentue.

3. Repousar e apoiar o pescoço

Uma das medidas utilizadas para aliviar a dor é relaxar a musculatura, o que pode ser feito usando o colar cervical. Além de repousar e apoiar o pescoço da maneira correta até que a dor passe, é primordial evitar atividades que endureçam os músculos da região.

4. Tomar remédios para aliviar a dor

Em alguns casos, a dor não passa rapidamente, o que acaba sendo um grande incômodo. Dessa forma, algumas pessoas preferem tomar remédios para aliviar a dor. Porém é recomendável que só sejam utilizados medicamentos com orientação médica.

Como evitar torcicolo

Além das medidas mencionadas, atente a algumas medidas que podem ser colocados em prática para evitar o torcicolo. Veja:

  • dormir em colchão firme;

  • evitar travesseiros altos;

  • sentar com postura correta e sempre em cadeira firme;

  • usar o computador sempre com a tela ao nível dos olhos;

  • não dormir de barriga para baixo;

  • utilizar almofada especial sempre que estiver sentado.

O torcicolo é um distúrbio comum, possível de ser prevenido, identificado e tratado. Apesar de o tratamento ser simples, não se podem descartar as orientações médicas, nem a importância conhecer os sintomas para saber como lidar com o problema.

Este artigo ajudou a entender mais o torcicolo? Então compartilhe com seus amigos para auxiliá-los com esse problema tão comum.