Com a rotina bastante corrida dos escritórios, muitos trabalhadores acabam passando muito tempo na mesma posição. Por isso, muitas pessoas que trabalham sentadas se preocupam em saber como evitar dor nas costas e adquirir mais qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Mas além disso, ficar muito tempo sentado pode trazer diversos problemas de saúde, como problemas de circulação. Se esse é o seu caso, no post de hoje apresentamos 05 dicas do que fazer para não sentir dores e ter mais bem-estar. Continue a leitura para saber mais!

1. Levante-se a cada 40 minutos

É importante procurar se levantar da cadeira e se movimentar sempre que for possível. O ideal é não ficar mais do que uma hora na mesma posição, seja ela sentada ou em pé. Assim, tente fazer pequenas caminhadas pelo escritório. Aproveite para ir ao banheiro, pegar uma água ou tomar um café. Além de evitar a dor nas costas, isso ajuda a ativar a circulação sanguínea.

2. Escolha uma cadeira ergonômica

Nem sempre dá para escolher a própria cadeira na empresa. Mas quando isso é possível, prefira uma que tenha um formato ergonômico, que seja adequado ao formato do corpo. De qualquer forma, é importante também regular a altura do encosto, do assento e do apoio dos braços. Eles precisam ficar em uma posição de 90°em relação ao corpo.

3. Mantenha uma postura correta

Esse é o princípio mais básico de como evitar dor nas costas. Uma postura adequada deve ser mantida sempre, mas principalmente quando se está sentado. Nesta posição, é importante verificar que as costas devem ficar numa curvatura leve na região lombar, postura normal da própria coluna. Se preciso, coloque uma almofada para ajudar no encosto.

4. Movimente as pernas sempre

Às vezes, a rotina está tão corrida que não dá nem tempo de se levantar da cadeira. No entanto, mesmo sentado, é importante movimentar as pernas com regularidade para ajudar na circulação e a manter a coluna na posição certa. Deste modo, dobre e estique os joelhos, se ajeite melhor na cadeira para corrigir a postura e gire os pés para os dois lados.

5. Faça alongamentos regulares

Alongar-se é um muito bom para a coluna e a circulação, contribuindo para a redução de dores em geral. Sempre que se levantar ou até sentado, aproveite para esticar os braços e as pernas, mexer bem o pescoço, os tornozelos e os pulsos. O alongamento é um método eficiente não só para melhorar a saúde física, como também para relaxar e reduzir o estresse.

Viu como evitar dor nas costas é possível? Além dessas dicas, não se esqueça de praticar exercícios físicos com regularidade e se alimentar bem. Quando der, prefira usar as escadas e preste sempre atenção ao seu comportamento e a sua postura. Afinal, são as pequenas atitudes que fazem muita diferença na saúde e no bem-estar.

Gostou do post? Quer saber como melhorar ainda mais a sua postura e resolver os problemas com as dores nas costas? Então, veja também como prevenir e tratar a dor lombar.