Depois de um dia estressante, nada melhor do que acalmar o corpo e a mente, não é mesmo? A convivência com uma rotina turbulenta e até mesmo as extensas jornadas de trabalho fazem com que muitos brasileiros desenvolvam sérias doenças associadas à correria do cotidiano. Logo, as técnicas para relaxar tornam-se indispensáveis.

Nesse cenário, vale citar que a depressão, a ansiedade e até mesmo a Síndrome de Burnout — mais conhecida como a doença do esgotamento profissional — são apenas alguns dos problemas de saúde enfrentados atualmente. Por isso, é essencial apostar em mecanismos capazes de tornar o dia a dia saudável e equilibrado.

Assim, adotar medidas que possam deixar sua mente e o seu corpo mais leves e revigorados é uma atitude bastante recomendada. Quer conhecer algumas técnicas para fazer em casa? Continue a leitura!

Leia com regularidade

A leitura faz com que você se depare com mundos distintos e situações inusitadas, sendo capaz de levá-lo a outros lugares, ajudando a esquecer um pouco dos conflitos e das pressões existentes na rotina. Assim, não importa se o gênero é ficção científica, romance, aventura ou policial, o que vale mesmo é o livro se tornar seu grande aliado.

No entanto, não basta ler apenas uma vez ou outra. Para que a experiência tenha um impacto realmente significativo é recomendável que essa ação vire um hábito. Você pode, por exemplo, ler durante meia hora antes de dormir. Isso ajuda o cérebro a relaxar, proporcionando também uma ótima noite de sono.

Pratique meditação

Aqueles que já experimentaram a meditação sabem como ela é poderosa e benéfica. Capaz de deixar qualquer pessoa tranquila e relaxada, a prática é um ótimo instrumento a fim de driblar as pressões do cotidiano, além de possibilitar a vivência de um momento só para você.

Por meio dela, alcançar a tão desejada paz de espírito pode se tornar uma realidade. E mais: meditar também contribui para uma rotina harmoniosa e equilibrada. Caso não saiba por onde começar, existem diversos canais no Youtube ou aplicativos de smartphone, por exemplo, que podem ajudar.

Que tal reservar uma hora do seu dia, colocar uma música instrumental para tocar e desligar-se um pouco do mundo enquanto medita? Você vai adorar.

Invista em massagens

Nada melhor do que receber uma massagem depois de um dia extenuante de trabalho, não é mesmo? A massoterapia, como também é chamada, diminui o estresse emocional e relaxa os músculos, pois aumenta a circulação sanguínea. Além de tudo, ela também reduz as dores e inflamações e beneficia a recuperação de machucados. Por tudo isso, trata-se de uma das ótimas técnicas para relaxar existentes.

De modo a aproveitar todos os benefícios que a massagem proporciona ao corpo e à mente, você pode contar com os serviços de profissionais especializados ou ainda apostar na automassagem.

Nesse último caso, basta utilizar técnicas manuais que consistem, por exemplo, em dar suaves batidas no pescoço, costas, braços e pernas, com as mãos em formato de concha, contribuindo assim para o relaxamento das partes tensionadas. Simples, não é mesmo?

Além disso, outra ótima opção é utilizar aparelhos específicos, como os massageadores de cabeça e as cadeiras de massagem, que podem ser encontrados em lojas especializadas e proporcionam maior comodidade e facilidade.

Cozinhe por prazer

Com inúmeras tarefas diárias, as pessoas não pensam duas vezes para pedir comida ou comer fora de casa, afinal de contas, isso economiza tempo. Porém, muitas vezes, elas se esquecem de que o ato de cozinhar pode ter um enorme poder terapêutico.

Claro que isso não significa que você precise fazer todas as refeições com suas próprias mãos. Mas separe algum dia da semana a fim de elaborar aquele prato que a sua família adora e invista um tempo de qualidade em sua preparação.

Para tornar o momento ainda mais agradável, coloque uma boa trilha sonora. Além de distrair, cozinhar também tem um efeito tranquilizador.

Desapegue da tecnologia

Atualizar redes sociais, responder e-mails, atender ao cliente pelo WhatsApp, entre outras ações que dependem dos recursos tecnológicos durante o expediente é natural. Porém, essa situação pode — e deve — mudar quando você estiver em casa. Desapegue-se da tecnologia, curta as companhias ao seu redor ou separe um momento com o objetivo pensar sobre a vida e relaxar.

Prefira ficar conectado apenas em questões extremamente necessárias. Hoje em dia, o uso em tempo integral da internet pode causar dependência e fazer com que pequenos prazeres deixem de ser apreciados.

Faça exercícios de respiração

Respirar da maneira correta está, sim, dentre as boas técnicas para relaxar, pois reduz o estresse, previne doenças e ainda auxilia na perda de peso. Por isso, aposte em métodos de respiração que ajudem a oxigenar o cérebro e os sistemas do corpo, beneficiando a saúde como um todo.

Atualmente, existem diversas formas para respirar melhor. Você pode, por exemplo, inspirar e expirar lentamente por quatro vezes seguidas pelo nariz. Conforme conseguir se adaptar ao processo, aumente o número de vezes para oito, tudo gradativamente. Reserve um ambiente da casa que seja tranquilo, pois a poluição visual e a movimentação constante podem prejudicar essa ação.

Tenha uma boa noite de sono

Durante o sono, o corpo e a mente se recuperam de tudo o que viveram no dia. Por esse motivo, ter uma noite tranquila é tão importante de modo a relaxar e recarregar as energias para o dia seguinte.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor, como vestir roupas leves e confortáveis, tomar um banho quente antes de deitar na cama, tomar um chá ou fazer refeições leves, apagar todas as luzes e, principalmente, não mexer no celular — a luz emitida pela tela contribui com a insônia!

Realize atividades prazerosas

Essa é uma das melhores técnicas para relaxar existentes, afinal, aproveitar o tempo livre com o objetivo de fazer alguma atividade que você se interesse é uma ótima forma para ocupar a cabeça de maneira prazerosa. Os trabalhos manuais, por exemplo, são sempre indicados, como a pintura, desenhos, artesanatos e muitos outros.

Por mais que você chegue cansado em casa, reserve alguns minutos para essas atividades, que estimulam a criatividade, proporcionam diversão e, claro, são ótimas distrações.

Pratique ioga

A ioga gera uma série de benefícios ao corpo e à mente. O melhor de tudo é que ela pode ser praticada em qualquer lugar, especialmente em casa. Basta eleger um ambiente calmo e silencioso, colocar uma trilha sonora relaxante e praticar.

Os benefícios da ioga incluem a melhora da frequência cardíaca, da imunidade e da pressão sanguínea. Além de tudo, é uma forma de conectar a mente e o corpo, entrando em um estado de relaxamento incrível.

Faça um passeio relaxante

Essa dica é ainda mais importante para aqueles que trabalham sentados durante todo o dia: passeie pelo bairro a pé ou de bicicleta e desfrute das distrações da rua de modo a deixar um pouco de lado as preocupações diárias e movimentar o corpo. Também vale a pena aproveitar o momento para correr, fazer alongamentos ou exercícios simples em um parque.

As atividades físicas são essenciais não somente para a saúde corporal, mas também mental.

O estresse acumulado no dia a dia faz muito mal ao nosso corpo e à nossa mente, mas pouca gente sabe que ele pode ser reduzido com a adoção de pequenos hábitos. Pode apostar que ao colocar em prática essas técnicas para relaxar, você terá muito mais qualidade de vida e será muito mais feliz também. 

Você gostou do conteúdo? Então siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as atualizações. Estamos presentes no FacebookTwitterInstagram e Youtube!