Os pés são o suporte para a sustentação do corpo, o equilíbrio e o movimento. Necessitamos deles, de fato, para quase todas as atividades. Você sabia que nos pés se encontram os pontos que representam nossos órgãos vitais? Eles são como um centro onde circula toda nossa energia. Dessa forma, qualquer tipo de dor ou sensibilidade nos pés é um sinal de alerta e pode revelar um possível desequilíbrio corporal.

Uma das grandes aliadas para recompor essa energia é a massagem nos pés. Ela revigora as forças e alivia a tensão, além de restabelecer, pelo toque, os pontos de energia e as zonas reflexas, estimulando a capacidade do corpo de se curar e promover a saúde.

Neste artigo, vamos falar sobre como sobrecarregamos os nossos pés durante o dia, e mostraremos sete dicas para fazer uma massagem inesquecível nos pés. Confira!

Qual a importância da massagem nos pés?

Alvo de frequentes dores e desconforto, os pés são conectados através de canais de energia a todos os órgãos do nosso corpo, até mesmo ao cérebro. Dessa forma, quando sentimos cansaço nos pés, é sinal de que nossa saúde, tanto mental quanto física, pode estar em uma condição não muito boa.

A massagem contribui para a saúde e permite ao corpo momentos de tranquilidade e equilíbrio. Quando realizada de forma correta, a massagem nos traz diversos benefícios além do relaxamento corporal.

Trata-se de um método que auxilia na recuperação dos músculos, no equilíbrio do sistema nervoso e dos órgãos internos, e ainda promove a respiração celular e a circulação sanguínea, trazendo uma rica sensação de bem-estar.

Depois de um dia cheio e estressante, nada mais reconfortante que uma massagem nos pés. Para comprovar isso, entre os benefícios que só a massagem nos pés pode te trazer estão :

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Ameniza o estresse e relaxa;

  • Alivia dores;

  • Combate a depressão;

  • Diminui os sintomas da menopausa.

7 dicas para aliviar e relaxar a tensão com a massagem nos pés

Sabendo agora da importância que a massagem nos pés é capaz de trazer ao nosso organismo, veja agora nossas dicas de relaxamento e bem-estar usando esse método.

1. Coloque os pés de molho

Antes de começar a fazer a massagem nos pés, o indicado é que coloque os pés de molho em água morna por cerca de 10 minutos. Dessa forma os pés estarão limpos e a massagem será melhor aproveitada.

2. Utilize um creme hidratante

Passados os 10 minutos, seque bem os pés e sente-se em uma cadeira. Se não for uma automassagem e for em outra pessoa, o melhor a fazer é deitar-se e depois colocar uma toalha debaixo dos pés. Aplique um creme hidratante ou óleo de massagem nas mãos, esfregue-as umas às outras para aquecer o produto e depois espalhe a loção sobre os pés.

3. Inicie a massagem preparando os seus pés

Agora chegou o momento de massagear um dos pés. Para começar, envolva o pé escolhido fazendo pequenas pressões com a palma das mãos. Elas não podem ser fortes e nem fracas. Este será o primeiro contato antes de iniciar os movimentos. Depois repita com o outro pé.

4. Comece realizando movimentos na parte superior

Faça movimentos na parte superior do pé. A direção deve partir dos dedos para o tornozelo e após a planta do pé. Vale lembrar que a intensidade dos movimentos deve ser progressiva, de maior para menor pressão.

5. Pressione os dedos para trás

Depois, com a palma da mão, faça uma pressão leve nos dedos para trás e prenda-os por cerca de 10 segundos. A outra mão deve estar apoiando o pé, no chamado “peito do pé”.

Agora, faça a rotação para a esquerda e direita em todos os dedos pelo menos três vezes em cada um. Hidrate suas mãos com óleo próprio para massagem ou creme neutro de massagem e espalhe sempre pelos pés.

Deslize as mãos por todo pé a fim de espalhar o hidratante. Sinta as articulações dos ossos e perceba qual é o limite de dor e a sensação de cócegas. Assim poderá identificar a pressão necessária para realizar os próximos movimentos.

6. Faça movimentos circulares na sola dos pés

Na sola dos pés, com os seus polegares, faça movimentos em forma de círculo, de cima para baixo e vice-versa. Repita esse movimento três vezes. Logo após isso, com uma das mãos, segure o pé próximo ao tornozelo e, com a outra mão fechada, gire-a fazendo pressão com os seus dedos na sola do pé.

Siga com a mesma movimentação utilizando seus polegares pelo “peito do pé”. Faça também deslizamentos com as duas mãos, uma no peito e outra na sola do pé. A seguir feche uma das mãos e dê leves batidas com seu dedo mínimo na sola do pé.

7. Produza calor com as suas mãos

Para finalizar, esfregue suas mãos a fim de produzir calor e cubra o pé com uma delas na sola e outra no peito. Permaneça com as mãos por aproximadamente 20 segundos.

Por fim, vá para o outro e repita todos os passos. É possível ainda deslizar as mãos até a panturrilha e massagear todas as partes dos pés. Finalize sua massagem abraçando cada um dos dedos por 10 segundos.

Conheça a reflexologia podal  

A atenção com os pés vem de longa data. A técnica chinesa da Reflexologia Podal, datada de cerca de 5 mil anos, é utilizada por diversas culturas. Sua base é a circulação livre de energia vital, que utiliza as pontas do bambu para estimular os pontos energéticos e as zonas reflexas dos pés.

Oferecendo a oportunidade de alcançar todas as regiões do corpo, ela proporciona novas sensações para quem recebe.

Reconhecida pelo Ministério da Saúde, a técnica é considerada uma terapia alternativa e bastante acessível e de grande eficiência, no entanto, ela é pouco conhecida pela maioria das pessoas.

Fazendo pressão sobre as extremidades nervosas ocorre um estímulo de um órgão no Sistema Nervoso Central (SNC), que automaticamente dá início a uma série de atividades internas verificando o estado e o funcionamento da parte do corpo que está sendo estimulada.

Sua prática possibilita muitas vantagens, além de não envolver grandes custos e nem espaços para ser desenvolvida. Pode ainda ser incorporada a outras terapias, como reiki e shiatsu.

Com esse artigo, você pôde aprender a melhor forma de fazer uma massagem relaxante para os seus pés. Ela ajuda a promover uma sensação de bem-estar para o corpo e a mente, trazendo diversos benefícios extras como a melhora da circulação sanguínea, diminuição do estresse e até o combate à depressão.

Agora que você já sabe como fazer uma massagem nos pés, coloque “as mãos na massa” e garanta o relaxamento e a descontração depois de um dia cansativo e estressante.

Tem interesse em novas e modernas soluções para melhorar a qualidade da sua vida? Então entre em contato com a gente para saber mais!