A correria entre casa e trabalho, em meio ao trânsito e aos inúmeros momentos que vivenciamos ao longo do dia, causa emoções e reações variadas no corpo e na mente. As situações estressantes, então, são quase inevitáveis. No entanto, elas passam a ser um problema mais sério quando acabam interferindo na qualidade de vida de uma pessoa.

O estresse pode ser definido como uma resposta física normal do corpo para eventos e situações de ameaças ou de pressão. E, para nossa proteção, as defesas do organismo disparam, em alta velocidade, uma reação ao estresse. 

O grande problema é que essa sensação afeta diversos órgãos e também sistemas, como o muscular, o respiratório e o nervoso. Falando especificamente da parte muscular, o estresse é responsável por deixar os músculos mais tensos, e essa é a causa de dores e desconfortos. Para aliviar, uma massagem pode ser a solução.

Hoje, vamos mostrar a você 5 tipos de massagem para relaxar e aliviar o estresse que podem promover mais bem-estar no seu dia a dia. Confira!

1. Reflexologia

A reflexologia é constituída por um sistema terapêutico que estimula pontos por meio de massagem, pressão e fricção nos pés. A técnica tem como base o princípio de que todos os órgãos, músculos, sistemas e glândulas possuem sua representação nos membros mais inferiores do corpo. 

Entre os preceitos da técnica, destaca-se o de que, por meio da estimulação das regiões, tanto a circulação sanguínea quanto o organismo são beneficiados como um todo.

2. Massagem terapêutica

A massagem terapêutica, por sua vez, é uma das mais tradicionais no segmento. Ela é realizada em regiões determinadas para aliviar as dores musculares causadas pelo estresse extremo. 

Muitos profissionais da área afirmam que a massagem terapêutica, quando aliada à massagem reflexa, pode liberar também todos os pontos de tensão.

Ela tem o poder de liberar a rigidez das articulações, melhorar dores de cabeça e, claro, promover o relaxamento da mente e do corpo.

3. Shiatsu

Essa técnica é de origem oriental, tendo como principal característica a utilização dos dedos e das palmas da mão para pressionar a pele. Dessa forma, a massagem atinge pontos que são trabalhados na acupuntura.

Muito mais do que uma massagem para relaxar e aliviar o estresse, o shiatsu também faz parte da medicina chinesa, oferecendo inúmeros benefícios. Entre eles, estão a melhoria das funções dos órgãos internos e externos, a liberação de pontos de tensão e o equilíbrio enérgico em todos os sistemas corporais.

4. Reiki

Outra massagem para relaxar que é bastante usada para aliviar os sintomas do estresse é o reiki. Ele é uma técnica que consiste no envio de energia realizada pela imposição das mãos em posições específicas e em diferentes partes do corpo, como cabeça, tórax e coluna. 

De modo geral, o método acelera o processo natural de cura e não interfere nos tratamentos médicos. Os resultados gerados beneficiam os aspectos físicos e mentais e até mesmo os espirituais.

5. Massagem para relaxar com pedras quentes

Esse tipo de massagem tem origem oriental, sendo conhecida como “terapia das pedras quentes”. Ela consiste em equilibrar as energias do corpo e da mente, além de relaxar a musculatura e beneficiar o bem-estar global do organismo.

A massagem é feita em toda a extensão do corpo, com uso de pedras vulcânicas e sedimentares devidamente aquecidas.

É bastante benéfica, pois o calor das pedras alivia tensões, combate a hiperatividade e promove uma sensação de prazer que poucas terapias conseguem alcançar.

Conheça 4 benefícios da massagem

Agora que você já conhece os 5 tipos de massagem para relaxar e aliviar o estresse, vamos elencar os 4 principais benefícios que ela traz para o ser humano.

1. Melhora o sistema imunológico

Uma massagem bem-feita estimula o sistema linfático do corpo — um sistema paralelo e de suporte ao sistema respiratório, que é responsável por levar as toxinas do sangue para serem excretadas pelo rim.

Portanto, os movimentos realizados durante a prática ajudam o sistema imunológico, que não fica sobrecarregado para controlar as toxinas. Ou seja, a massagem faz bem à saúde!

2. Reduz inchaços

Ainda sobre o sistema linfático, frisamos que o “lugar” onde as toxinas são transportadas recebe o nome de linfa. Esse líquido incolor geralmente aparece em nossa pele em machucados superficiais.

Quando temos um inchaço, o acúmulo desse líquido causa desconforto. É por essa razão que, após uma massagem do tipo drenagem, é normal sentir vontade de fazer xixi.

A drenagem, quando estimulada, ajuda a eliminar excessos de líquidos do corpo e, consequentemente, diminui os inchaços e reduz medidas!

3. Dá energia

Você sabia que após uma sessão relaxante de massagem o corpo fica muito mais disposto? Isso acontece porque os movimentos realizados estimulam a endorfina, o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Dessa forma, a prática traz uma ótima sensação de energia e disposição, proporcionando também um sentimento de renovação.

4. Conecta o corpo e a mente

A massagem, muitas vezes, gera um grande momento de introspecção que pode ser comparado à meditação. Por isso, durante as sessões, a dica é ficar em silêncio e fechar os olhos.

Aproveite o momento de silêncio para descansar a mente e dar espaço à paz, à sabedoria e ao discernimento.

Saiba quando a massagem não é indicada

Os tipos de massagem para relaxar e aliviar o estresse que foram apresentados beneficiam em muitos aspectos o corpo e a mente. No entanto, em alguns casos, há contraindicações.

Isso acontece porque a massagem pode piorar o estado enfermo da pessoa. Como possui ação vasomotora, ou seja, atua sobre os vasos sanguíneos do corpo, sua ação pode acelerar o fluxo sanguíneo, espalhando bactérias no local da inflamação por todo o corpo.

Abaixo, veja os casos mais comuns em que a massagem é contraindicada:

  • infecções;
  • febres;
  • embolias;
  • doenças contagiosas;
  • trombose venosa profunda;
  • fraturas ósseas;
  • osteoporose;
  • pessoas em jejum ou que acabaram de comer;
  • pessoas sob efeito de drogas ou bebidas alcoólicas;
  • gripes ou infecção forte.

Para usufruir de tudo o que a massagem pode oferecer, procure um médico para que ele faça uma avaliação geral do seu estado de saúde.

Além disso, é importante que o profissional que aplicará a massagem tenha vasta experiência no segmento, assim ele saberá identificar qual é o tipo de massagem relaxante mais indicado para você!

Agora que você conhece 5 tipos de massagem para relaxar e aliviar o estresse, aproveite a visita em nosso blog e conheça todas as vantagens dos aparelhos massageadores!